O Flamengo se classificou para a semifinal da Libertadores, mas o desgaste físico dos jogadores acendeu um alerta para o clube. A delegação, que viajou da Argentina para São Paulo, terá um tempo curto de recuperação para a partida contra o Corinthians, neste domingo (28), pelo Campeonato Brasileiro. Com isso, o técnico Filipe Luís deve se obrigar a poupar alguns jogadores para evitar lesões.

O Rubro-Negro busca a paralisação para a próxima Data FIFA, em outubro, como solução para recuperar o elenco. Até lá, o time terá três jogos com intervalos pequenos entre eles. A situação é ainda mais delicada porque o clube tem apenas um ponto a mais que o Cruzeiro (2°), e dois a mais que o Palmeiras (3°).

No último jogo do Campeonato Brasileiro, o técnico Filipe Luís já poupou metade do time no empate com o Vasco. Ele alegou que os jogadores não haviam se recuperado a tempo após a vitória contra o Estudiantes, no jogo de ida das quartas de final da Libertadores. O mesmo acontece agora, com o agravante de os jogos serem fora do Rio de Janeiro.

Portanto, a provável escalação do Mengão para o jogo contra o Corinthians tem Rossi, Royal, Danilo, Léo Pereira (ou Ortiz), Viña, De la Cruz, Jorginho (ou Allan), Arrascaeta (ou Carrascal), Luiz Araújo, Samuel Lino (ou Cebolinha) e Bruno Henrique (ou Pedro).

Desempenho físico de jogadores do Flamengo

No confronto contra o Estudiantes, alguns jogadores foram a campo perto do limite físico. Jorginho, por exemplo, seria substituído antes, mas ficou em campo até o fim para a disputa de pênaltis. Afinal, ele é um dos principais batedores do time. Saúl também apresentou desgaste físico.

Jogando em outra rotação na Argentina, o Flamengo viu Arrascaeta cometer muitos erros de passe. Assim, o craque uruguaio deixou a partida no segundo tempo, mesmo com a iminente disputa por pênaltis. Pedro também saiu na etapa final, e ambos apresentaram números físicos acima da média.

Os jogadores com os melhores números foram Saúl, que percorreu 12,3 km (1,76 km em alta intensidade), Varela, que percorreu 11,7 km (1,65 km em alta intensidade) e Samuel Lino, com 11 km (1,99 km em alta intensidade).

Pedro, que ficou 58 minutos em campo, percorreu 6,6 km. Arrascaeta, substituído aos 30 minutos do segundo tempo, registrou 9,7 km, a terceira melhor marca do ano. Alex Sandro e Jorginho, que retornavam de lesão, percorreram 10,8 km e 11,9 km, respectivamente.