O Flamengo entrou com o recurso prometido no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a punição de 12 jogos aplicada a Bruno Henrique. Além disso, o clube solicitou um efeito suspensivo para liberar o atacante para as partidas enquanto o novo julgamento não acontece.

A ideia é ter o jogador, que vem treinando normalmente, disponível para o confronto contra o Juventude, neste domingo (14), às 16h, no Alfredo Jaconi. A partida é válida pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O jornal “O Globo” foi o primeiro a divulgar a informação, confirmada posteriormente pelo site Globo Esporte. A decisão sobre o efeito suspensivo deve sair em breve. Assim, o técnico Filipe Luís saberá se poderá contar com Bruno Henrique para a viagem a Caxias do Sul.

O clube está otimista em reverter a decisão da 1ª comissão disciplinar, que condenou o atacante por manipulação de resultados ao forçar um cartão amarelo em 2023. Atualmente, Bruno Henrique continua suspenso por 12 partidas no Brasileirão.

Flamengo temia punição maior ao atacante

Mesmo com a dura punição de 12 jogos, o relator da 1ª comissão disciplinar do STJD, Dr. Alcino Guedes, defendeu que a pena deveria valer também para torneios internacionais, o que incluiria a Libertadores. Nesse cenário, o atacante perderia os jogos do Flamengo contra o Estudiantes e eventuais semifinais. Apesar disso, o advogado do Flamengo, Michel Assef Filho, disse que essa não é uma possibilidade.

A FIFA até pode estender os efeitos da suspensão para jogos internacionais, mas para isso, o STJD precisaria acionar a CBF. Portanto, se a pena for mantida apenas para o Campeonato Brasileiro, Bruno Henrique voltaria a jogar nas últimas cinco rodadas, considerando que o jogo atrasado contra o Sport seja disputado antes.