A negociação entre Flamengo e Filipe Luís pela renovação de contrato ganhou um novo capítulo durante a atual Data FIFA. Recentemente, o treinador e seu empresário, Jorge Mendes, informaram à direção do clube os valores e os termos desejados para a assinatura do novo vínculo. Apesar disso, o clube carioca acredita que um acerto irá demorar.
O Rubro-Negro considerou as cifras elevadas em um primeiro momento, mas entende que essa é uma situação comum nesse tipo de negociação. Por isso, o Rubro-Negro planeja apresentar uma contraproposta para alcançar um meio-termo. Apesar do primeiro obstáculo financeiro, as duas partes demonstram otimismo, e a sensação no Flamengo é de que o acordo será celebrado em breve.
Novo patamar salarial e multa rescisória de Filipe Luís
Antes de ser representado por Jorge Mendes, Filipe Luís já tinha uma proposta do Flamengo que incluía um aumento salarial. No entanto, o valor pedido agora pelo novo representante coloca o treinador em um patamar salarial semelhante ao de outros técnicos campeões no Brasil nos últimos anos. A contraproposta surgiu somente agora, após conversas com o diretor executivo José Boto.
Nas conversas iniciais, as duas partes veem com bons olhos a renovação até o fim de 2027, mas existe a possibilidade de o acerto ser por mais um ano apenas. Outra pendência na negociação é o valor da multa rescisória, principalmente para o exterior, já que a multa do contrato atual era de cerca de três meses de salário.
Recentemente, Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe, da Turquia, mostrando seu foco no Rubro-Negro. O ex-lateral não esconde a vontade de ir para o futebol europeu no futuro, mas está comprometido com o momento atual do clube. Pelo time principal do Flamengo, Filipe Luís soma 71 jogos, com 46 vitórias, 17 empates e apenas oito derrotas.
Desde que assumiu o time principal, Filipe conquistou a Copa do Brasil 2024, o Carioca e a Supercopa 2025, além de disputar o Brasileirão e estar na semifinal da Libertadores. Atualmente, o Rubro-Negro briga com o Palmeiras pela liderança do campeonato nacional. Com a vitória do Verdão sobre o Juventude no último sábado (11), o Flamengo agora está a três pontos dos paulistas.