Na última temporada, o Cruzeiro desembolsou cerca de R$ 8 milhões por um jovem zagueiro do Ceará. Jonathan Jesus chegou com status de quem tinha (e ainda tem) muito potencial para entregar no futebol nacional. No entanto, a permanência no Brasil talvez não se estenda por tanto tempo.
O Zenit, da Rússia, já está de olho no zagueiro de 21 anos e fez uma proposta ao Cruzeiro. O time ofereceu cerca de R$ 50 milhões. O lucro já seria de quase 450%, caso o clube, que detém 80% dos direitos econômicos, acertasse a proposta. Contudo, a diretoria acredita em mais.
O Cruzeiro negocia um aumento no valor para, assim, concretizar a venda de Jonathan Jesus. O zagueiro iniciou a temporada com oportunidades sob a tutela de Leonardo Jardim, mas perdeu posição para Villalba e Fabrício Bruno ao longo da campanha. No último domingo, até retomou a posição em meio à rodada final do Brasileirão.
O resultado, entretanto, não ajuda. O Cruzeiro perdeu por 3 a 0 para o Santos, na Vila Belmiro. Foi a primeira aparição de Jonathan Jesus em quase um mês. Antes, o zagueiro entrou em campo contra o Vitória no dia 01 de novembro, e também jogou os 90 minutos.
Jonathan Jesus tem vínculo junto ao Cruzeiro até 2029. Por enquanto, não há informações de outros times interessados na contratação do jovem de 21 anos. Caso o Zenit consiga o acerto, o zagueiro se junta a um elenco que já tem os brasileiros Nino, Mantuan, Douglas Santos, Gerson, Wendel, Pedrinho e Luiz Henrique.