A ousada tentativa de Memphis Depay em cobrar um pênalti com cavadinha durante a derrota do Corinthians por 2 a 1 para o Mirassol, pela oitava rodada do Brasileirão, no estádio Campos Maia, gerou repercussão negativa. O atacante holandês viu sua cobrança ser defendida pelo goleiro Walter e o lance provocou reações tanto dentro quanto fora de campo.
O atacante Rafa Silva, do Mirassol, que não foi relacionado para a partida, expressou a sua indignação nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, posteriormente apagada, o atleta criticou a atitude de Depay, afirmando: “Eu era seu fã, gostava do seu estilo de vida e futebol, mas a partir de hoje você perdeu todo o meu respeito. Você que tanto fala de humildade, favelas e etc., isso não passa de um personagem e falsidade para chamar atenção do povo! Aqui no Brasil você precisa respeitar para ser respeitado, você não sabe o verdadeiro significado de FAVELA!”
A defesa de Walter no pênalti cobrado por Depay também incendiou o clima em campo. Incomodados com a tentativa de cavadinha, alguns jogadores do Mirassol partiram para cima do atacante holandês e o clima pesou. No meio da confusão, o zagueiro João Victor acabou se exaltando e levou cartão amarelo pela chegada mais ríspida.
Apesar do erro na cobrança, Depay contribuiu com uma assistência para o gol de Cacá, que abriu o placar para o Corinthians. No entanto, o Mirassol reagiu no segundo tempo, virando o jogo com gols de Edson Carioca e Gabriel, garantindo a vitória.
Com o resultado o Corinthians permanece momentaneamente na oitava posição do Campeonato Brasileiro, com 10 pontos, mas pode ser ultrapassado por Internacional, Atlético-MG, São Paulo e Botafogo, que ainda jogam na rodada. O Mirassol, por sua vez, subiu para a décima colocação.