O volante André Luiz estreou no time profissional do Corinthians neste sábado (13), na vitória por 1 a 0 sobre o Fluminense. O jovem de 19 anos entrou no segundo tempo, no lugar de Kayke, e participou da jogada que resultou no gol da vitória.
O meio-campista foi uma das escolhas do técnico Dorival Júnior, que buscava dar uma nova cara ao time no intervalo do jogo, que ainda estava empatado em 0 a 0. Dessa forma, a entrada de André Luiz contribuiu para a melhora da equipe em campo, que garantiu o resultado com um gol de falta de Matheuzinho.
Com poucas opções no meio-campo, sem Breno Bidon, Charles, Raniele e José Martínez, que estavam de fora por suspensão e lesões, o jovem recebeu uma chance de atuar no time profissional. Portanto, ele aproveitou a oportunidade para jogar seus primeiros 45 minutos.
André Luiz tem multa rescisória de R$ 630 milhões
A estreia no time profissional chega em um momento especial na carreira de André Luiz. Afinal, o jogador, que foi relacionado pela primeira vez contra o Vasco, teve seu contrato renovado recentemente com um aumento expressivo na multa rescisória. O novo vínculo, válido até dezembro de 2029, elevou a multa nacional de 28 milhões para 112 milhões de reais.
Para clubes do exterior, a multa subiu de 40 milhões para 100 milhões de euros, o que equivale a R$ 630 milhões na cotação atual. Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior comentou a utilização de André Luiz e de outros jovens da base do Corinthians:
“Alguns garotos estão vindo, nós estamos trabalhando com eles. O André está treinando há mais ou menos 50, 60 dias, não é simplesmente trazer o garoto, botar aqui e deixar ele desenvolver. Nós é que temos a obrigação de orientá-los primeiro, de criarmos alguns, e buscarmos fazer com que eles entendam alguns comportamentos que são muito importantes, tanto defensivos, quanto ofensivos”.
André Luiz está no Corinthians desde o sub-11 e já atuou como lateral-direito na infância. A partir do sub-17, ele passou a jogar no meio-campo, sua posição atual. Assim, a expectativa é que o jovem ganhe ainda mais oportunidades no elenco principal do Timão.