As Finais da Copa Sul-Americana e da Copa Libertadores ocorrem só em algumas semanas, porém, a Conmebol fez um grande anúncio. Neste quarta-feira (12), a entidade confirmou que a ferramenta do impedimento semiautomático será utilizada nas duas partidas.

O Atlético Mineiro enfrenta o Lanús, da Argentina, no dia 22 de novembro dentro do estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Enquanto Palmeiras e Flamengo disputam uma nova decisão de Copa Libertadores uma semana depois em Lima, no Peru. O primeiro duelo é por volta das 17 horas, porém, o segundo, às 18h.

Será a segunda vez neste ano em que a Conmebol testa a ferramenta do impedimento semiautomático. No início, a entidade fez o uso na Recopa Sul-Americana, quando o Botafogo perdeu para o Racing. Todo a implementação será feita pela própria Conmebol.

Ao todo, haverá a instalação de 24 câmeras em torno dos estádios que receberão os confrontos. Além disso, a entidade colocará em campo o sistema de checagem da linha de gol. Novamente, a ferramenta e a implementação ficarão a cargo da Conmebol e não de uma empresa terceirizada.

A notícia chega justamente na semana em que o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, fez uma divulgação neste sentido. Em 2026, todos os jogos do Brasileirão terão a ferramenta do impedimento semiautomático em parceria com a Genius Sports. A empresa já é responsável pelo sistema na Argentina e na Inglaterra.