A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o áudio da comunicação entre o árbitro de campo e a equipe do VAR, referente ao pênalti polêmico a favor do Palmeiras contra o Sport, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro, na Ilha do Retiro. O jogo terminou com vitória por 2 a 1 do Verdão.
O lance ocorreu aos 45 minutos do segundo tempo, quando o meia Raphael Veiga, do Palmeiras, caiu na área, após uma dividida com o lateral-direito Matheus Alexandre, do Sport. Na ocasião o árbitro Bruno Arleu de Araújo assinalou a penalidade, que posteriormente foi convertida pelo uruguaio Piquerez. A decisão do juiz, no entanto, gerou protestos imediatos dos jogadores e comissão técnica do time pernambucano, alegando que Matheus Alexandre teria tocado apenas na bola.
No áudio liberado pela CBF é possível ouvir a equipe do VAR analisando o lance sob diferentes ângulos. A conversa revela que, após revisar as imagens, o VAR não identificou um erro claro e manifesto na decisão de campo. Deste modo não recomendou a revisão de Bruno Arleu de Araújo no monitor de vídeo. A interpretação foi de que houve um toque de Matheus Alexandre no pé de Veiga, o que justificaria a marcação do pênalti. Veja:
VAR: “Ele vai calçar o pé… Ele vai tocar na bola e não muda a trajetória da bola, que vai sobrar para o jogador de branco (do Palmeiras). Vai ter um calço. Quero ver o pé que arrasta até o final. Estamos checando”.
VAR: “Esse contato para mim… depois que joga a bola e tenta prosseguir, tem um contato mínimo no pé. E depois vem arrastando a ponta do pé no chão. Quero ver frame a frame. Ele (Veiga) não desliza o pé antes, tem o calço dentro da área que impacta na ação de seguir na jogada, que sobraria (a bola) para ele (Veiga), o pênalti está confirmado, Arleu”.
Árbitro, para os atletas: “O pênalti está confirmado”.
Vale destacar que o primeiro gol do Verdão no confronto também havia sido marcado de pênalti, em um lance onde o zagueiro Chico, do Sport, derrubou o palmeirense Flaco López na área, ainda na etapa inicial.
O Sport, por meio das suas redes sociais, emitiu uma nota oficial manifestando descontentamento com a decisão da arbitragem. O clube cobrou providências imediatas da CBF, alegando omissão do VAR em um lance polêmico.
“O Sport Club do Recife vem a público manifestar sua total e absoluta indignação diante da atuação desastrosa da equipe de arbitragem comandada pelo Sr. Bruno Arleu de Araújo, no confronto deste domingo (06), na Ilha do Retiro, contra o Palmeiras. O Sport cobrará oficialmente respostas da Comissão de Arbitragem da Confederação Brasileira de Futebol.
A condução da partida foi marcada por um erro crasso, inadmissível em uma competição do porte da Série A do Campeonato Brasileiro, onde a omissão do uso do VAR em lance capital evidencia a falha grave que influenciou diretamente no resultado do jogo.
O Clube exige da Comissão de Arbitragem da CBF providências imediatas e efetivas. A tolerância com erros tão graves precisa acabar. É necessário que haja responsabilização dos envolvidos, a fim de evitar que episódios como este voltem a se repetir.
O Sport Club do Recife seguirá firme e incansável na cobrança por melhorias na arbitragem brasileira, em defesa da transparência, da justiça esportiva e do respeito ao futebol”, escreveu o Sport.