O título da Copa do Brasil ainda está fresco na cabeça de muitos corinthianos, porém, já é hora de pensar na nova temporada. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na noite de terça-feira (06) o cronograma detalhado do torneio que apresenta um novo formato a partir de 2026, com direito a Final Única.
O sorteio da CBF dividiu uma parte dos caminhos de 126 clubes do Brasil – 34 a mais em relação à Copa do Brasil de 2025. Os potes foram divididos em times do Brasileirão, campeões da Copa do Nordeste, Copa Verde e das Série B e C do Campeonato Brasileiro, e o restante dos participantes.
Fase a fase da Copa do Brasil
Na Primeira Fase, a ocorrer em 18 ou 19 de fevereiro, em partida única, os 28 clubes do Pote 3 piores ranqueados no Ranking Nacional de Clubes (RNC) entram em campo. Os 14 “melhores” entre esses só podem enfrentar um dos 14 “piores” com mando de campo sorteado.
Na Segunda Fase, os 14 classificados se juntam aos outros 74 times do Pote 3. Um novo sorteio define os duelos que serão em mata-mata com previsão de ocorrer entre 25 ou 26 de fevereiro e 04 ou 04 de março, além do mando de campo.
Na Terceira Fase, volta a decisão única com os classificados e mais quatro equipes do Pote 2. A busca pelo avanço é nos dias 11 ou 12 de março. Na Quarta Fase, os times do Brasileirão ainda ficam só no sofá, enquanto os 24 classificados disputam, em mais um jogo único, a vaga.
Aí sim, na Quinta Fase, os clubes do Brasileirão entram na Copa do Brasil com mata-mata. A CBF fará um sorteio em que dividirá os 16 melhores e os 16 piores no RNC de 2026. Depois, o torneio segue como de costume. A Final, porém, em um duelo.