O Campeonato Brasileiro passará por uma grande reformulação a partir do ano que vem, com a principal alteração sendo a antecipação da data de início. O torneio começará em 28 de janeiro e se estenderá até 2 de dezembro, um período que abrangerá praticamente todo o calendário do futebol nacional. Neste ano, a primeira rodada ocorreu somente no fim de março.

O objetivo da CBF com as mudanças é introduzir uma nova cultura no futebol brasileiro, buscando o aumento do recesso para os jogadores, um maior apelo comercial para a competição e a consequente melhora do produto e do espetáculo para o torcedor.

O Brasileirão começará antes mesmo do fim dos campeonatos estaduais, que serão disputados entre 11 de janeiro e 15 de março. Isso significa que haverá semanas com jogos das duas competições, como uma rodada do estadual no meio da semana e uma do Brasileirão no fim de semana. No entanto, a CBF irá preservar as finais estaduais, garantindo uma semana livre para as decisões, sem rodadas do Brasileirão.

O Campeonato Brasileiro também terá uma pausa de cinco semanas durante a Copa do Mundo de 2026, cuja disputa ocorre de 11 de junho a 19 de julho. A paralisação ocorrerá entre a primeira semana de junho e a segunda semana de julho.

CBF altera formato da Copa do Brasil

Ademais, outra mudança importante para 2026 é o novo formato da Copa do Brasil. A competição terá um aumento no número de clubes, passando de 92 para 126 equipes. Além disso, todos os clubes da Série A estão garantidos na Copa do Brasil do ano que vem.

Em suma, as alterações no calendário surgiram de uma discussão ao longo dos últimos dois anos em comissões de clubes. A CBF preparou o anúncio, feito nesta quarta-feira, 1° de outubro, com diversas mudanças para o ano de 2026.