A partir de 2026, os campeonatos estaduais pelo Brasil vão passar por uma grande mudança. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu limitar essas competições a, no máximo, 11 datas no calendário oficial. O anúncio foi feito neste domingo (25) pelo novo presidente da entidade, Samir Xaud, durante a sua primeira entrevista coletiva desde que assumiu o cargo.

“Uma das primeiras mudanças é a redução de datas do Estaduais. Estamos projetando fazer com 11 datas a partir do ano que vem. É uma singela demonstração de que nós queremos mesmo que mude. Nós começaremos com o pé direito”, afirmou Xaud.

A proposta busca abrir espaço no calendário para os torneios nacionais e internacionais, atendendo a um pedido antigo de clubes e treinadores. Em seu discurso, Xaud defendeu a importância de ajustar o formato atual para que o futebol brasileiro se torne mais organizado, mas sem desvalorizar as competições.

“Nossa ideia é que essa reorganização do calendário seja acompanhada de outras medidas de valorização dos campeonatos estaduais. Valorizar os estaduais é valorizar o futebol como um todo”, esclareceu o novo presidente da CBF. 

Essa reestruturação faz parte de um pacote mais amplo de ajustes da nova gestão da CBF, que também quer investir no futebol feminino, aperfeiçoar a arbitragem, criar uma estrutura de liga nacional e implantar um sistema de fair play financeiro mais rigoroso. A ideia, segundo Xaud, é profissionalizar todos os setores da entidade e melhorar o ambiente do esporte como um todo.