Antes de viajar ao Peru, o Palmeiras viveu um dia de despedida na Academia. Elenco, comissão técnica e dirigentes deram adeus ao lateral-esquerdo Vanderlan. O jovem de 22 anos deixa o clube para ser o novo jogador do RB Bragantino. A transferência gira na casa dos R$ 28 milhões.
O Palmeiras mantém 40% dos direitos econômicos da cria das categorias de base. Vanderlan completou oito anos no clube em 2025, porém, perdeu espaço em meio à titularidade absoluta de Joaquím Piquerez. Na temporada, o lateral atuou em somente 22 partidas. 11 no Estadual.
A expectativa, pelo menos no momento das negociações, era que Vanderlan receba oportunidades na Europa. O jogador vestiria a camisa do RB Bragantino durante seis meses para, depois, representar um outro time do grupo Red Bull: Leipzig, Salzburg ou Liefering.
Vanderlan sai do Palmeiras com 108 jogos e um gol pelo profissional. Além disso, o lateral-esquerdo esteve presente no elenco durante as conquistas de dois Brasileirão, uma Copa Libertadores, uma Supercopa do Brasil e três Paulista.
Em entrevista aos canais do RB Bragantino, Vanderlan revelou que o ex-companheiro de Palmeiras, Jhon Jhon, o avisou sobre o interesse na contratação. “Fiquei muito feliz, principalmente por ouvir isso de um grande amigo. Contei para a minha esposa e já comecei a criar aquela expectativa.”
O lateral-esquerdo chega como mais uma peça na função. O RB Bragantino tem Juninho Capixaba e Guilherme Lopes. O primeiro, no entanto, está lesionado. O segundo, recém-recuperado. Chance interessante para Vanderlan ganhar minutos valiosos em campo.