O retorno de Kaio Pantaleão ao futebol brasileiro foi bem diferente em relação ao que se esperava. O defensor deixou o Brasil em 2017 (Ferroviária) para jogar no Santa Clara, de Portugal, e desde então, fez carreira na Europa. Ainda atuou pelo Krassnodar, da Rússia.
Kaio Pantaleão era um desejo antigo do Botafogo e assinou vínculo até junho de 2029. O primeiro semestre, infelizmente, encerrou mais cedo. O zagueiro sofreu uma lesão de múltiplos ligamentos no joelho esquerdo no começo de outubro. Nesta quarta-feira (22), passou por uma cirurgia bem-sucedida.
Logo depois de chegar ao Botafogo, Kaio Pantaleão se tornou uma das principais peças do elenco de Davide Ancelotti. Das 15 partidas em que esteve presente, em 14 foi titular. Inclusive, a última diante do Bahia, quando se machucou. O defensor rompeu o ligamento colateral medial, ligamento cruzado anterior e teve lesão no menisco medial.
Sem o reforço da janela de transferências do meio de ano, o treinador Davide Ancelotti aposta em Marçal como dupla de Barboza. O experiente lateral-esquerdo atuou em duas das últimas três partidas do Botafogo. Quem também recebeu oportunidade foi outro recém-contratado: Gabriel Bahia.
O ex-Volta Redonda jogou somente na derrota para o Internacional por 2 a 0. Na última rodada, o Botafogo não teve Barboza à disposição e, mesmo assim, Gabriel Bahia só ficou no banco de reservas. Davide Ancelotti deu a vaga para o jovem David Ricardo, de 22 anos.