Apesar das críticas da torcida, a diretoria do Botafogo mantém firme sua confiança no técnico Renato Paiva. Mesmo com protestos nas redes sociais e no estádio, os dirigentes do clube entende que a pressão externa não devem influenciar as decisões sobre o futuro do clube. O entendimento é de que o trabalho do treinador português ainda está em desenvolvimento, e que fatores como desfalques e atuações irregulares de alguns jogadores têm impactado o desempenho da equipe .

Renato Paiva, também continua tranquilo diante das críticas. Após a vitória sobre o Carabobo, ele afirmou que, se a pressão externa começar a afetar seu trabalho, não poderá continuar no cargo. Para ele, o foco deve ser manter a concentração no trabalho diário e encontrar soluções junto aos jogadores para superar os momentos difíceis .

“Esse escudo (aponta para a camisa do Botafogo) te dá a pressão todos os dias. Não há como. E o futebol é isso. Pressão, pressão, pressão. Se não ganha, te cobram, querem que ganhem, e isso não é só no Brasil, é em todo lugar. É universal. Eu tenho que focar em fazer o meu trabalho. Se a pressão influenciar no meu trabalho eu não posso estar aqui, tenho que sair. Tenho que fazer o meu trabalho consciente, também quando os resultados são piores. O exterior tem direito a falar o que quiser, o que me preocupa é o interior. São meus jogadores, encontrar soluções e seguir trabalhando. É a única coisa que posso fazer para sair desses momentos difíceis.” – disse Paiva.

O Botafogo enfrenta atualmente uma série de desfalques importantes, Barboza, Savarino, Matheus Martins, Santiago Rodríguez, Bastos e Mastriani, todos estão afastados por questões médicas. Essas ausências têm dificultado a formação de uma equipe titular, o que é reconhecido como um dos desafios enfrentados por Paiva.

O próximo compromisso do Botafogo será no próximo domingo (11), às 20h, contra o Internacional no Estádio Nilton Santos, a partida é válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro . No Brasileirão, o Botafogo vem de uma derrota por 1 a 0 para o Bahia .