A temporada de 2025 vem sendo marcada por uma série de lesões no Bahia, e o time teve mais um problema físico. O zagueiro David Duarte se machucou no aquecimento do jogo contra o Cruzeiro, e o problema abre espaço para uma nova sequência de Gabriel Xavier na equipe titular.

Depois de terminar 2024 consolidado no elenco principal, Gabriel Xavier iniciou a atual temporada com uma lesão no joelho que o afastou dos primeiros jogos do time. Ao se recuperar, o defensor chegou a formar trio de zaga no Tricolor, mas, em abril, voltou a sofrer com um problema físico, desta vez na panturrilha. Com isso, David Duarte acabou se firmando ao lado de Ramos Mingo.

Gabriel Xavier sobre lesões no Bahia

Em entrevista após a derrota para o Cruzeiro, Gabriel Xavier falou sobre o momento do time: “Infelizmente aconteceram algumas lesões que, obviamente, a gente não programa, nem espera, mas o grupo é formado por jogadores que têm que estar à disposição e têm que estar prontos para entrar e dar conta do recado”, disse.

O atleta completou, afirmando: “Obviamente ninguém gostaria que tivessem lesões, que obviamente quem vinha jogando continuasse, mas a gente tem que dar continuidade, não tem tempo para lamentar. O que entrar tem que dar conta do recado e elevar cada vez mais o nível do Bahia”.

Zagueiro busca nova sequência no time titular

Sem David Duarte, Gabriel Xavier deve formar dupla de zaga ao lado de Ramos Mingo nos próximos compromissos do Bahia. Os dois jogadores iniciaram juntos em duas partidas da Série A, nas derrotas para Flamengo e Cruzeiro.

No total, a dupla atuou em 11 jogos juntos, com cinco vitórias, quatro empates e duas derrotas. Agora, a próxima chance de Gabriel e Mingo atuarem juntos será na partida deste sábado (20), às 18h30, contra o Ceará, no Castelão.

Apesar dos problemas físicos, Gabriel Xavier já soma 20 partidas na temporada. Dessa forma, ele superou 2022, que foi o seu ano de estreia no profissional, com 16 jogos. Em 2025, o zagueiro também alcançou a marca de 100 partidas com a camisa do Bahia.

Com uma sequência no time titular, Gabriel pode ultrapassar a temporada de 2023, quando entrou em campo 24 vezes. No entanto, será difícil bater o ano passado, quando ele fez 53 partidas, sendo 51 de titular.

O Bahia vem de duas derrotas consecutivas e caiu para a sexta posição no Campeonato Brasileiro, com 36 pontos. Assim, o jogo deste sábado contra o “Vozão” pode ser a chance para o time baiano se reerguer e retomar o caminho das vitórias.