O Bahia anunciou sua primeira contratação na segunda janela de transferências do futebol brasileiro: o goleiro João Paulo. O atleta, de 30 anos, chega por empréstimo do Santos até junho de 2026. O contrato assinado entre as partes inclui gatilhos que podem levar a uma eventual compra definitiva ao final da cessão temporária.
O valor de uma possível compra de João Paulo está fixado em cerca de 1,9 milhão de euros (aproximadamente R$ 11 milhões). Para trazer o goleiro do Santos, o Bahia não pagou pelo empréstimo, mas abriu mão de uma dívida de 260 mil euros (R$ 1,6 milhão), referente a negociações anteriores entre os clubes, como as de Jean Lucas e Thaciano.
João Paulo já se encontra em Salvador e está apto a defender o Bahia no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. No entanto, ele ainda precisa ser registrado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF antes de fazer sua estreia. Ele só não poderá atuar na Copa do Nordeste, pois o prazo para a inscrição de jogadores na competição já se encerrou.
O goleiro fez apenas um jogo na temporada, em 23 de fevereiro, pelo Campeonato Paulista. Com isso, chega a Salvador em um momento de pressão para os goleiros do Bahia, que têm acumulado falhas durante o ano, deixando a posição sem um titular incontestável.
Portanto, a expectativa é que João Paulo dispute a vaga e traga mais segurança para a meta do time baiano. Por outro lado, o Santos vive uma fase ruim, sofrendo muitos gols. Exemplo claro disso foi a dura goleada de 6 a 0 sofrida para o Vasco no dia 17 de agosto. Inclusive, neste domingo (24), Bahia e Santos se enfrentaram pela 21ª rodada do Brasileirão, com vitória dos baianos por 2 a 0.