Há dois anos e alguns meses, Atlético Mineiro e Flamengo se envolveram em uma longa novela. O clube carioca tentava a contratação do volante Allan, que surgia como uma das grandes revelações do futebol brasileiro. O time mineiro, no entanto, segurava ao máximo na busca de um bom preço.

A decisão do jogador pesou. Allan deixou claro, desde o início das conversas, que gostaria de vestir as cores do Flamengo. Então, depois de algumas negociações, a transferência se acertou em R$ 43 milhões. Hoje, às vésperas da janela de transferências abrir no Brasil, os personagens se reencontram.

Desta vez, quem busca a contratação é o Atlético Mineiro. O time mineiro sondou a situação do volante que não entra em campo desde 21 de setembro. Allan não sofre, no momento, com problemas físicos. Só perdeu espaço para um competitivo elenco com Saúl, Jorginho, Nico De La Cruz, Erick Pulgar e Evertton Araújo.

Assim, a possibilidade de um retorno ao Atlético Mineiro surge como boa alternativa para 2026. Contudo, ainda não há propostas na mesa do Flamengo, que está disposto a negociar o volante e recuperar parte do investimento de 2023. O contrato é válido até dezembro de 2027.

Allan atrai bastante o interesse do treinador Jorge Sampaoli. Os dois trabalharam juntos tanto no Atlético Mineiro como no Flamengo. A falta de oportunidades do jogador no clube carioca bate com a saída do treinador argentino, assim como problemas físicos. Em toda a passagem no Rio de Janeiro, foram 87 aparições e nenhuma contribuição para gol.