Conhecido por suas importantes publicações, o jornal inglês The Guardian divulgou recentemente a lista anual que contempla os maiores jovens talentos do mundo da bola. Nesse documento, claro, não podiam faltar jogadores brasileiros, que são alvo de clubes estrangeiros a cada janela de transferências.
Na edição deste ano, três brasileiros figuram entre grandes promessas nascidas em 2008. Entre eles, Ângelo Candido (São Paulo), Gabriel Mec (Grêmio) e Kauã Prates (Cruzeiro). Em 2024, Estêvão, até então no Palmeiras, Gabriel Carvalho, do Internacional, e Riquelme Felipe, do Fluminense, estavam entre as joias nascidas em 2007.
Ângelo Candido é um jovem de apenas 16 anos que pertence ao São Paulo, mas nunca chegou a jogar pelo time principal do Tricolor. Ele, inclusive, já está vendido ao Strasbourg, da França, por aproximadamente R$ 32 milhões. A reportagem do The Guardian exaltou algumas características do atleta, como sua velocidade e bom posicionamento.
Por outro lado, Gabriel Mec já atuou duas vezes pelo time principal gremista durante o Gauchão. O Chelsea até demonstrou interesse no jogador, mas a proposta mais recente foi do Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, com cifras acima de R$ 93 milhões. Apesar disso, o Grêmio quis seguir com o atleta, acreditando no seu potencial de valorização. Os ingleses classificaram Gabriel como rápido e bom driblador.
Por fim, o The Guardian comparou Kauã Prates, jovem de 17 anos, com Serginho, ex-Milan, São Paulo, Flamengo, Bahia e também Cruzeiro. Com oito partidas disputadas pela equipe celeste, Kauã aparece como um jogador versátil. A reportagem exalta sua polivalência para atuar como lateral-esquerdo, zagueiro ou ponta. Na reportagem, os ingleses ainda citam o elogio feito pelo técnico Leonardo Jardim ao atleta: “se eu estivesse no Monaco, não deixaria ele chegar aos 18 anos para comprá-lo”.