A derrota para o Japão na terça-feira (14) certamente mexeu com os planos de Carlo Ancelotti para o futuro da Seleção Brasileira. Para além disso, a CBF traçou uma meta estratégica: observar novos jogadores, ter uma equipe titular sólida até março e se reaproximar do torcedor brasileiro antes da Copa do Mundo nos EUA.

Antes da convocação final em maio de 2026, Ancelotti terá quatro amistosos pela frente. Com isso, o departamento de seleções debate alguns procedimentos até lá. Um deles é a chance de um amistoso de “despedida” no Maracanã, bem como a preparação na Granja Comary. Todavia, tudo depende de discussões mais profundas, além de qual grupo o Brasil irá cair no sorteio de 5 de dezembro.

Se cair até a chave F, a Seleção pretende realizar uma partida em solo norte-americano como preparação para o Mundial. Do Grupo G em diante, haverá mais tempo de preparo, o que tornaria possível o amistoso no Rio de Janeiro para mobilizar o torcedor. Ainda assim, a decisão final deve sair só em 2026. Por outro lado, a ideia de treinar na Granja Comary ganha força conforme o término das ligas europeias.

Carlo Ancelotti busca melhor escalação para Copa do Mundo

Seja como for, a Seleção Brasileira ainda tem duas Datas FIFA no caminho. Dessa forma, Carlo Ancelotti não descarta observar novos atletas e convocar jogadores do próprio Brasileirão. Em novembro, os amistosos serão contra Senegal e Tunísia. Na última Data FIFA de outubro, apenas quatro dos convocados atuam no Brasil: Hugo Souza, Vitinho, Paulo Henrique e Fabrício Bruno.

Por fim, a CBF trabalha para definir amistosos contra adversários mais fortes. A França será um deles, enquanto o segundo pode ser Holanda ou Croácia. Nossos algozes da última Copa são os preferidos no momento. De qualquer forma, precisamos aguardar as eliminatórias europeias, uma vez que a repescagem ocorrerá na Data FIFA de março.