O Barcelona está muito perto de vencer a corrida por Joan García, goleiro do Espanyol que se tornou um dos nomes mais valorizados da última temporada na Espanha. Mesmo com o interesse firme do Real Madrid, que monitorava o atleta como possível substituto de longo prazo para o belga Courtois, os culés avançaram nas tratativas e já têm um acerto encaminhado com o jogador. A informação é do jornal Cadena SER.
A diretoria do Barça se antecipou ao rival e enviou uma oferta de 25 milhões de euros (cerca de R$ 160 milhões na cotação atual) para contar com García a partir da próxima janela. O plano é integrar o goleiro ao elenco principal em médio prazo, mas, inicialmente, o atleta deve ser emprestado a outro clube da primeira divisão espanhola para ganhar rodagem – Real Betis e Valência surgem como os favoritos nesse plano de transição.
Enquanto isso, o Real Madrid observava García como alternativa em caso de saída de Lunin e até como um nome de futuro diante da idade de Courtois. A negociação, porém, esfriou nos bastidores após a sinalização positiva do jogador ao projeto oferecido pelo Barcelona.
Joan García, de 24 anos, também foi sondado por clubes da Premier League, como Arsenal e Manchester United. Apesar do interesse inglês, o desejo de seguir evoluindo em La Liga e a possibilidade de atuar por um gigante como o Barcelona pesaram na decisão.
A a tendência é que o desfecho da negociação ocorra nas próximas semanas. Caso o acordo seja realmente concretizado, Joan García teria como mentores no Barça os experientes goleiros Ter Stegen, de 33 anos, e Wojciech Szczesny, de 35.