A disputa pelo título da Fórmula 1 ganhou novo capítulo de emoção na madrugada deste domingo (23). Isso porque Lando Norris e Oscar Piastri acabaram desclassificados do GP de Las Vegas, vencido por Max Verstappen, da RBR.
Durante a corrida, a Federação Internacional de Automobilismo relatou que os dois veículos da McLaren apresentaram um desgaste fora do permitido na prancha do assoalho. Trata-se de uma placa de madeira na parte de baixo dos monopostos, que estava com espessura inferior a 9mm, tamanho mínimo exigido no regulamento técnico da F1 2025. Com isso, a FIA decidiu punir os pilotos com a desclassificação.
Norris terminou o GP em 2° com 18 pontos, enquanto Piastri figurou em 4°, com 12. Com a punição, os dois perdem os pontos conquistados e dão esperança de título do campeonato a Verstappen. Faltando duas provas para acabar a temporada, o holandês da RBR chega a 366 pontos, os mesmos de Oscar Piastri. Já Norris segue com 390 pontos.
O australiano da McLaren segue na segunda colocação por conta do número de vitórias conquistadas nesta temporada em relação ao tetracampeão: 7 a 6. Os próximos GPs serão o do Catar e de Abu Dhabi, com 33 e 25 pontos em jogo, respectivamente.
Após a decisão, Andrea Stella, chefe de equipe, afirmou que danos foram os responsáveis pelas desclassificações. Além disso, relatou que os carros da McLaren sofreram acima do esperado por conta do “porpoising”, conhecido também como “efeito golfinho”. Stella ainda se desculpou com seus corredores.
Por fim, o resultado altera o pódio e a zona de pontuação da corrida. Antes terceiro, George Russell agora sobe para a segunda posição. Já o jovem Kimi Antonelli, que terminou o GP em quinto, vai para a terceira colocação e alcança seu segundo pódio consecutivo.