Depois de uma atuação abaixo das expectativas no GP de São Paulo, Gabriel Bortoleto agora perderá posições no Catar após a etapa em Las Vegas. No circuito do próximo final de semana, o brasileiro da Sauber perderá cinco posições no grid. O calouro acabou punido por batida que tirou ele e Lance Stroll da corrida na madrugada deste domingo (23).

Após analisar os vídeos da largada, quando se deu o incidente com os dois pilotos, os comissários decidiram aplicar uma sanção de 10s a Bortoleto. Entretanto, como ele abandonou a corrida, a penalidade se converteu em posições no grid. Gabriel ainda recebe dois pontos em sua superlicença, do total de 12 que o suspenderiam por uma corrida.

Bortoleto largou em 18º lugar e, na abertura da prova, chegou a passar alguns carros na parte de dentro da pista. Já no acesso à primeira curva, bateu em Stroll, canadense da Aston Martin, que largou em 12°. A colisão acabou tirando ambos os pilotos da disputa. Em resumo, o novato da Sauber acumula seu segundo abandono seguido, sendo o primeiro há duas semanas no GP de São Paulo.

Na estreia do calouro correndo em casa, a mesma dupla se envolveu em outra colisão em disputa por posição. Ao ficar espremido na largada, o brasileiro tocou levemente no veículo do canadense. Em seguida, acabou perdendo o controle do carro ao passar com ele pelo gramado, derrapando e tocando no muro. Agora, Gabriel ocupa o 19º lugar no campeonato de pilotos, com 19 pontos.