O treino classificatório não trouxe boas notícias para o Brasil na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, da Sauber, caiu logo no Q1 e larga somente em 16º no Grande Prêmio de Singapura. A corrida terá início a partir das 9 horas deste domingo (05). O britânico George Russell, da Mercedes, ficou com a pole.

Após a sessão, Gabriel Bortoleto revelou o “motivo” da colocação abaixo do esperado. “Não tem muito o que dizer. Teve uma bandeira amarela na minha volta, você tem que tirar o pé. Perdi dois ou três décimos tirando o pé porque você não pode melhorar (o tempo), tem um carro no muro ou algo do tipo. Questão de segurança, obviamente.”

Bortoleto refere-se a Pierre Gasly. O francês teve problemas no volante e parou na área de escape da pista. Consequentemente, a bandeira amarela foi acionada e Gabriel Bortoleto, que estava no meio de uma volta, não pôde alcançar o melhor tempo.

É a primeira vez nos últimos oito classificatórios que Gabriel Bortoleto fica atrás do companheiro da Sauber, Nico Hulkenberg. O alemão larga na 11ª colocação. O novato brasileiro não teve sucesso durante os treinos de Singapura e abaixa as expectativas em relação ao desempenho no Grande Prêmio.

Na parte de cima da classificação, George Russell é acompanhado de Max Verstappen, da Red Bull, e de Oscar Piastri, da McLaren. A Mercedes ainda ficou com a quarta colocação no grid de largada (Kimi Antonelli).

Confira a classificação completa:

  1. George Russell (Mercedes)
  2. Max Verstappen (Red Bull)
  3. Oscar Piastri (McLaren)
  4. Kimi Antonelli (Mercedes)
  5. Lando Norris (McLaren)
  6. Lewis Hamilton (Ferrari)
  7. Charles Leclerc (Ferrari)
  8. Isack Hadjar (RB)
  9. Oliver Bearman (Haas)
  10. Fernando Alonso (Aston Martin)
  11. Nico Hulkenberg (Sauber)
  12. Alexander Albon (Williams)
  13. Carlos Sainz (Williams)
  14. Liam Lawson (RB)
  15. Yuki Tsunoda (Red Bull)
  16. Gabriel Bortoleto (Sauber)
  17. Lance Stroll (Aston Martin)
  18. Franco Colapinto (Alpine)
  19. Esteban Ocon (Haas)
  20. Pierre Gasly (Alpine)