O treino classificatório não trouxe boas notícias para o Brasil na Fórmula 1. Gabriel Bortoleto, da Sauber, caiu logo no Q1 e larga somente em 16º no Grande Prêmio de Singapura. A corrida terá início a partir das 9 horas deste domingo (05). O britânico George Russell, da Mercedes, ficou com a pole.
Após a sessão, Gabriel Bortoleto revelou o “motivo” da colocação abaixo do esperado. “Não tem muito o que dizer. Teve uma bandeira amarela na minha volta, você tem que tirar o pé. Perdi dois ou três décimos tirando o pé porque você não pode melhorar (o tempo), tem um carro no muro ou algo do tipo. Questão de segurança, obviamente.”
Bortoleto refere-se a Pierre Gasly. O francês teve problemas no volante e parou na área de escape da pista. Consequentemente, a bandeira amarela foi acionada e Gabriel Bortoleto, que estava no meio de uma volta, não pôde alcançar o melhor tempo.
É a primeira vez nos últimos oito classificatórios que Gabriel Bortoleto fica atrás do companheiro da Sauber, Nico Hulkenberg. O alemão larga na 11ª colocação. O novato brasileiro não teve sucesso durante os treinos de Singapura e abaixa as expectativas em relação ao desempenho no Grande Prêmio.
Na parte de cima da classificação, George Russell é acompanhado de Max Verstappen, da Red Bull, e de Oscar Piastri, da McLaren. A Mercedes ainda ficou com a quarta colocação no grid de largada (Kimi Antonelli).
Confira a classificação completa:
- George Russell (Mercedes)
- Max Verstappen (Red Bull)
- Oscar Piastri (McLaren)
- Kimi Antonelli (Mercedes)
- Lando Norris (McLaren)
- Lewis Hamilton (Ferrari)
- Charles Leclerc (Ferrari)
- Isack Hadjar (RB)
- Oliver Bearman (Haas)
- Fernando Alonso (Aston Martin)
- Nico Hulkenberg (Sauber)
- Alexander Albon (Williams)
- Carlos Sainz (Williams)
- Liam Lawson (RB)
- Yuki Tsunoda (Red Bull)
- Gabriel Bortoleto (Sauber)
- Lance Stroll (Aston Martin)
- Franco Colapinto (Alpine)
- Esteban Ocon (Haas)
- Pierre Gasly (Alpine)