A funcionária que acusou o ex-chefe da RBR, Christian Horner, de comportamento inapropriado recebeu 3 milhões de libras (cerca de R$ 21,5 milhões) para deixar a equipe austríaca e retirar a acusação. A informação foi divulgada pelo jornal inglês Daily Mail, que revelou o acordo de confidencialidade entre as partes.

O caso veio à tona em fevereiro de 2024, quando o jornal holandês De Telegraaf noticiou que Horner estava sob investigação por suposta conduta imprópria de cunho sexual. Na época, Horner, que é casado com a ex-Spice Girl Geri Halliwell, seguiu desempenhando suas funções normalmente, mas o incidente gerou grande turbulência interna na equipe.

Crise interna na RBR

Após oito semanas de investigação, o dirigente foi liberado das acusações, mas a RBR não divulgou detalhes, reforçando apenas a imparcialidade da análise. No entanto, no dia seguinte ao veredito, o caso sofreu uma reviravolta. Isso porque uma fonte anônima divulgou uma pasta com 79 supostas provas de cunho íntimo para jornalistas e membros da FIA e da F1.

Diante disso, a funcionária formalizou a denúncia no comitê de ética da FIA, e a RBR abriu uma nova investigação, que teve a mesma conclusão. A denúncia contra Horner não só gerou críticas dos rivais, mas também trouxe à tona a crise interna vivida na equipe.

A RBR perdeu peças importantes, como Adrian Newey e Jonathan Wheatley, e deixou de ser a força dominante da Fórmula 1. Com isso, viu a McLaren conquistar os dois últimos campeonatos de construtores, incluindo o deste ano em Singapura.

Retorno de Horner à Fórmula 1

A tensão interna e a queda de rendimento da equipe levaram à demissão de Horner, após 20 anos no cargo de chefia. Assim, o cargo do inglês ficou com Laurent Mekies, mas ele recebeu 75 milhões de libras no acordo de rescisão de contrato.

Andy Cowell, CEO da equipe Aston Martin, revelou que Horner liga com frequência para as equipes da Fórmula 1 na tentativa de retornar ao paddock. A Aston Martin e a Haas confirmaram o contato de Christian, mas disseram não ter intenção de envolvê-lo em seus planos neste momento.