O piloto espanhol Fernando Alonso, atualmente com 43 anos, afirmou que não pretende estender a sua carreira na Fórmula 1 até os 50 anos. Apesar de seu contrato com a Aston Martin ser válido até o final de 2026, o bicampeão mundial indicou que avaliará a sua continuidade na categoria temporada após temporada.

“Aos 50, certamente não”, declarou Alonso em entrevista recente. “Depois de 2026, não sei. Vou encarar temporada por temporada, vendo o quanto estou motivado. No momento, estou muito motivado. Vamos até 2026, depois vamos sentar e conversar para ver o que é melhor para a equipe”, concluiu.

O piloto mencionou que a introdução das novas regras em 2026, como carros menores, mais leves e com um novo sistema de ultrapassagem, além da parceria da Aston Martin com a Honda, são fatores que o incentivam a permanecer na Fórmula 1 até pelo menos o final do seu contrato atual.

“Eu queria correr este ano com certeza e no próximo, com certeza, por causa da mudança no regulamento — queria vivenciar as regras de 2026 e a chegada da Honda à equipe”, revelou o espanhol.

Alonso também expressou a possibilidade de contribuir com a Aston Martin mesmo após encerrar a carreira de piloto. Ele sugeriu assumir uma função diferente dentro da escuderia, aproveitando a sua experiência para auxiliar no desenvolvimento do time.

Com uma bagagem sólida que inclui dois títulos mundiais, em 2005 e 2006, pela Renault, além de três vice-campeonatos, em 2010, 2012 e 2013, pela Ferrari, Fernando Alonso continua sendo uma figura influente na Fórmula 1. O espanhol possui um currículo extenso, com mais de 400 Grandes Prêmios disputados na carreira e é o piloto mais experiente do grid atual.