O Brasil terá um novo representante na Fórmula E. A equipe Andretti anunciou a contratação do brasileiro Felipe Drugovich como titular para a temporada de 2025/2026. O piloto paranaense, que tem 25 anos, ocupa o posto de reserva da Aston Martin na Fórmula 1 desde 2022, ano em que conquistou o título da Fórmula 2. A Andretti confirmou a saída do alemão Nico Müller, abrindo espaço para Drugovich.

O piloto de Maringá vai formar dupla com o britânico Jake Dennis, campeão da categoria em 2022/2023. Drugovich será o primeiro piloto brasileiro da história da equipe, e disse que os contatos com a Andretti aconteciam desde a sua conquista na Fórmula 2:

“Estou muito feliz em anunciar que vou me juntar à Andretti na Fórmula E e estou realmente empolgado com o que vem pela frente. Minha equipe e eu estamos em contato com a Andretti desde que conquistei o título da Fórmula 2, então é ótimo termos conseguido manter essa conexão todo esse tempo e finalmente ter a oportunidade de trabalhar juntos”, disse o piloto.

O brasileiro, que está motivado para voltar às pistas como titular, agradeceu a Andretti Global por acreditar em seu potencial e por todo o apoio. O chefe de equipe, Roger Griffiths, classificou Drugovich como um piloto “rápido e inteligente” e agradeceu a Aston Martin por liberar o brasileiro.

Carreira de Felipe Drugovich e sua estreia na Fórmula E

Apesar de ter sido piloto reserva na Fórmula 1, Drugovich participou de duas provas do ePrix de Berlim na temporada de 2024/2025. Pela equipe Mahindra, seu melhor resultado foi o sétimo lugar. Além disso, o brasileiro disputou competições como a Le Mans Series, IMSA e as 24 Horas de Le Mans, válidas pelo Mundial de Endurance (WEC).

A carreira de Drugovich começou aos 8 anos no kart, no Brasil, onde conquistou oito títulos nacionais. Aos 13 anos, ele se aventurou na Europa e, em 2016, estreou nos carros de fórmula na Fórmula 4 alemã. Assim, o piloto obteve grande destaque ao vencer três competições entre 2017 e 2018: a MRF Challenge Fórmula 2000, a Eurofórmula e a Fórmula 3 Espanhola.

Em 2022, Drugovich retornou à MP Motorsport na temporada de 2022 e foi campeão de forma incontestável na Fórmula 2. A campanha dominante chamou a atenção da Aston Martin, que o contratou como piloto reserva e de testes, onde ele foi responsável por pilotar no simulador e fazer alguns treinos livres. A estreia de Felipe na Fórmula E vai acontecer no Brasil, no ePrix de São Paulo, em 06 de dezembro.