Os brasileiros mais apaixonados pela Fórmula 1 não esquecem da vitória de Ayrton Senna no dia 21 de abril de 1985. Foi a primeira do ex-piloto que marcou época no esporte desde então com 41 triunfos e três Campeonatos mundiais. O palco foi o mítico Circuito do Estoril.
41 anos depois, o clube da cidade de Estoril decide homenagear Ayrton Senna. O nono colocado do Campeonato Português lançará uma camisa com as três faixas do capacete do ex-piloto na corrida que deu a primeira vitória estampadas na parte da frente.
Será a quarta camisa do Estoril Praia para temporada, porém, os torcedores não poderão adquirir. O clube não irá comercializar o manto e utilizará somente jogo com o Braga neste sábado (19) às 14 horas. O diretor de marketing, António Nobre, explicou o motivo da homenagem.
“O objetivo do lançamento deste quarto equipamento é, por um lado, celebrar aquela que foi uma das mais bonitas heranças que a região de Cascais nos deixou. Do ponto de vista emocional, esta história marcou várias gerações e continua, até aos dias de hoje, a ser relembrada com grande carinho. Isso, para o Estoril Praia, é homenagear Ayrton Senna.
Temos um grande orgulho em que o trajeto vitorioso de Ayrton Senna se tenha iniciado no Estoril, naquela inesquecível tarde chuvosa, cujas memórias são e serão transmitidas de geração em geração, tanto pelos cascalenses, como por todos os portugueses apaixonados pelo desporto automóvel.”
Brasileiro representando
Curiosamente, ou não, o Estoril tem um brasileiro no elenco. Vinicius Zanocelo, ex-Santos. O meio-campista também comentou a importância da comemoração à Senna: “O Ayrton é um ídolo para o Brasil. É uma honra muito grande homenageá-lo desta maneira.”