O piloto Charles Leclerc chega ao Azerbaijão com uma grande missão: quebrar o incômodo tabu de nunca ter vencido a corrida em um circuito onde tem um desempenho impecável nas classificações. O monegasco da Ferrari tem quatro pole positions seguidas em Baku, um feito raríssimo que, no entanto, não se traduz em vitórias nos domingos.
A sequência de quatro poles e zero vitórias enfrentada por Leclerc é raríssima na história da Fórmula 1. Afinal, apenas dois pilotos repetiram a marca negativa: o lendário Ayrton Senna, que fez seis poles em Adelaide e só ganhou na quinta tentativa, e Jim Clark, que largou na frente por quatro vezes em Mônaco e abandonou todas as corridas.
Mesmo a Ferrari não tendo o melhor carro nas temporadas anteriores, o desempenho de Leclerc nas classificações de Baku se destacou ainda mais. Em 2019, o piloto liderou dois dos três treinos livres e estava a caminho de sua primeira pole position, mas acabou batendo na famosa Subida do Castelo, em um momento que se tornou um meme nas redes sociais. “Eu sou estúpido”, lamentou o piloto pelo rádio.
Acidentes e problemas no motor da Ferrari
O circuito de Baku ficou fora do calendário em 2020 por causa da pandemia de Covid-19, mas em 2021, Leclerc voltou a mostrar sua velocidade. Com isso, ele cravou a pole position mais uma vez, em um ano de domínio da Mercedes e da RBR:
“Eu me surpreendi”, disse Leclerc sobre a pole, em uma sessão classificatória marcada por cinco acidentes, onde o próprio piloto classificou sua tentativa de volta rápida como “uma m…”. No domingo, no entanto, a sorte de Leclerc não durou muito e ele perdeu a liderança para Lewis Hamilton, terminando a prova em quarto lugar.
Em 2022, o monegasco voltou a liderar um dos treinos livres em Baku e garantiu a pole position com uma volta mágica, superando as RBRs de Sergio Pérez e Max Verstappen. A corrida começou com Leclerc perdendo a liderança para Pérez e depois para Verstappen. Ele chegou a retomar a primeira posição, mas, na volta 20, viu seu carro soltar fumaça com um problema no motor.
Temporada desanimadora de Charles Leclerc
Já a temporada de 2023 foi de domínio absoluto da RBR. Mesmo assim, a Leclerc mostrou mais uma vez seu instinto em Baku e conseguiu tirar a pole position das mãos da equipe austríaca. No entanto, o ritmo de corrida da RBR era superior, e o piloto caiu para terceiro lugar, com Pérez na ponta.
A situação foi semelhante na corrida sprint, com Charles cravando a pole e perdendo a liderança para “Checo” Pérez. Em 2024, o piloto também cravou a pole no Azerbaijão, mas foi superado por Piastri na corrida, que garantiu a vitória para a McLaren.
Apesar da sequência de pole positions, o desempenho de Leclerc na temporada não é animador. O ferrarista só largou na ponta uma vez, no GP da Hungria, e a equipe está visivelmente abaixo da McLaren em ritmo de corrida. Se quiser levar o troféu, Leclerc vai ter que se superar duas vezes, na classificação e na corrida, para quebrar o tabu em Baku.