A parceria entre Gabriel Bortoleto e Nico Hulkenberg na Sauber se apresenta como uma das mais eficientes da Fórmula 1 nesta temporada. O brasileiro é estreante na categoria, enquanto o alemão já disputou mais de 230 Grandes Prêmios. Apesar da disparidade de experiências, os dois criaram uma competitividade saudável e que impulsiona o desenvolvimento da equipe suíça.

Desde que a Sauber introduziu um novo pacote aerodinâmico no GP da Espanha, a equipe saiu de última colocada em 2024 para uma surpresa constante na zona de pontos. O ápice veio com o primeiro pódio da carreira de Hulkenberg no GP da Inglaterra, mas o bom desempenho é coletivo. Isso porque Bortoleto já “marcou território” ao se classificar à frente do experiente companheiro na estreia, no GP da Austrália.

“É muito fácil se tornar algo tóxico quando você tem dois caras competitivos e rápidos, mas a gente conseguiu manter um ambiente legal e saudável”, revelou Bortoleto sobre a relação com Hulkenberg. O alemão retribui o elogio: “Temos muito respeito um pelo outro e também nos divertimos, o que é muito importante”.

Hulkenberg, que já dividiu as pistas com Rubens Barrichello em 2010, reconhece no brasileiro um dos novatos mais promissores da categoria. “Ele tem muita qualidade, aprende extremamente rápido e é muito veloz”, afirmou o experiente piloto, projetando uma carreira de sucesso para o companheiro.

Agora, a sinergia da dupla estará à prova no GP São Paulo, onde Bortoleto encerrará o jejum de oito anos sem um brasileiro no grid de Interlagos. A parceria bem-sucedida na Sauber demonstra que, mesmo em um esporte individualista, a parceria pode ser o combustível para o sucesso coletivo.