O piloto brasileiro de Fórmula 1 Gabriel Bortoleto se tornou um verdadeiro prodígio das pistas. Por conta disso, o corredor vem sendo alvo de especulações sobre uma possível troca de equipe na modalidade em 2027, sendo mencionado até como uma das escolhas da Ferrari.
O crescimento de reputação de Bortoleto no paddock se deve aos bons resultados que ele tem conquistado com a Sauber. Apesar disso, a equipe terminou a temporada passada na última colocação no Mundial de Construtores.
Diante dos rumores, o brasileiro fez questão de se manifestar, demonstrando total lealdade ao seu atual time, que se tornará Audi a partir de 2026. Bortoleto, cujo contrato teria três anos de duração com opção de renovação, não pensa em sair.
Gabriel Bortoleto fechado com a Sauber
Questionado sobre a possibilidade de sair para outra equipe em 2027, Bortoleto foi enfático. “Meu futuro é nesta equipe (Sauber-Audi). Esse é o projeto que estou determinado a fazer dar certo. É o projeto que acreditou em mim antes de todo mundo, então tenho uma grande questão de lealdade. Quem me conhece sabe como eu sou”, disse o brasileiro.
O piloto reconheceu que, embora as especulações sejam consequência dos bons resultados, o foco é na construção de um projeto vencedor. “Claro que temos que ter resultados e carros que sejam rápidos o suficiente, pois estou aqui para ganhar, e não para andar no meio do pelotão, que é a posição que estamos agora por conta do desenvolvimento, que leva tempo. Estou comprometido ao projeto no longo prazo e vamos fazer dar certo”, completou Bortoleto.
O chefe da equipe da Sauber, Jonathan Wheatley, ressaltou a importância do projeto de longo prazo com o brasileiro. Dessa forma, ele citou exemplos de multicampeões como Michael Schumacher, Fernando Alonso, Sebastian Vettel e Max Verstappen, que conquistaram seus primeiros títulos apostando na construção de equipes vencedoras.
Bortoleto se mostrou otimista em seguir o caminho desses grandes nomes. “Eu acredito que sim. Acho que sou muito determinado, sou uma pessoa que trabalha duro para isso, e vou dar meu melhor todo dia para fazer isso dar certo. É também o projeto da minha vida”, disse. O próximo desafio do piloto será no GP dos Estados Unidos, cuja disputa ocorre neste domingo (19), às 16h (horário de Brasília).