Apesar de estar sofrendo com o ritmo da Fórmula 1, o piloto brasileiro Gabriel Bortoleto, que estreou na categoria em 2025 pela Sauber, tem chamado a atenção nos bastidores. O diretor de operações da escuderia suíça, Beat Zehnder, destacou a maturidade de Bortoleto, comparando-o a Charles Leclerc, que também iniciou sua carreira na F1 pela equipe.
“Pra mim, ele provavelmente está no mesmo nível de Leclerc em termos de ética de trabalho – trabalhando junto com os engenheiros e o tempo que passa com eles querendo entender cada mínimo detalhe”, destacou o diretor.
Zehnder ainda ressaltou que Bortoleto se cobra muito no dia a dia e admite quando erra. O brasileiro foi campeão consecutivo das Fórmulas 3 e 2, em 2023 e 2024.
“Ele é muito transparente e autocrítico. Se comete um erro, ele admite, é muito aberto e faz críticas construtivas à equipe sobre o que precisa para ser mais rápido”, disse Zehnder.
No entanto, Bortoleto tem enfrentado desafios devido ao desempenho do carro da Sauber. Problemas técnicos, como o desgaste excessivo do assoalho que levou à desclassificação de seu companheiro Nico Hülkenberg no GP do Bahrein, no último final de semana, têm impactado os resultados da equipe. Na oportunidade Bortoleto terminou a corrida na 18ª posição.
A Sauber reconhece a necessidade de melhorias técnicas para oferecer ao brasileiro um carro mais competitivo. Atualizações estão previstas para as próximas etapas, com o objetivo de melhorar o desempenho e permitir que o piloto demonstre todo o seu potencial.