Até quinta-feira (17), o Rio de Janeiro hospedará 72 árbitros da elite do Brasileirão para uma série de treinamentos e atividades promovidos pela CBF. Os profissionais participarão de exercícios práticos no Clube da Aeronáutica (CAER) e teóricos no Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira (CEAB).
A CBF busca implementar um projeto de profissionalização da arbitragem no país e, consequentemente, reduzir as reclamações semanais. De acordo com o coordenador-geral da Comissão, Rodrigo Cintra, as atividades desta semana são um piloto para um trabalho que tende a ser concluído em 18 meses.
Os árbitros escalados nas partidas da quarta rodada do Brasileirão apitam os duelos e, na sequência, retornam ao treinamento. Nos campos do Clube da Aeronáutica, os jogadores serão das categorias de base de times cariocas.
Confira o que mais disse Rodrigo Cintra:
“Vamos trabalhar os princípios de treinamento na parte prática, o que já aprenderam na teoria e que vêm trabalhando no campo de jogo. Nosso trabalho é aprofundar estes conhecimentos, aplicando e repetindo procedimentos para que se automatizem nas equipes de arbitragem.
Cerca de 50% dos trabalhos desta semana estão focados em fazer com que os árbitros VAR estejam em sintonia com os árbitros de campo, para que entendam que não são interventores e, sim, assistentes de vídeo, que estão para ajudar o árbitro a acertar e tomar a melhor decisão em campo.”