O Memphis Grizzlies, ao que tudo indica, está pronto para virar a página na NBA. Em 2019, a franquia selecionou o armador Ja Morant na segunda escolha geral do Draft. Nos anos seguintes, construiu uma equipe ao redor do jogador que alcançou status de estrela dentro da liga.

Apesar de ficar ausente em boa parte da temporada de 2023/24, Ja Morant alcançou números expressivos desde à estreia na NBA. O armador se tornou a principal peça do Memphis Grizzlies e chegou a encerrar uma temporada regular com médias de 27.4 pontos, 5.7 rebotes e 6.4 assistências, além de 1.2 roubo de bola, em 2021/22.

No entanto, o pacote Ja Morant também tem polêmicas nos bastidores, como o episódio em que apareceu em uma live do Instagram com uma arma de fogo. Mais recentemente, o problema se deu internamente, quando o armador insinuou uma falta de vontade do Memphis Grizzlies em colocá-lo nas quadras.

O tempo passou e, na ausência de Ja Morant, o Memphis Grizzlies se adaptou, de certa forma. Não à toa, na atual temporada, foram apenas 18 aparições do armador nos 32 compromissos. A equipe aparece na décima colocação da Conferência Oeste com campanha de 16-22.

Por isso, a diretoria do Memphis Grizzlies colocou Ja Morant “à venda”. Claro que não é possível vender um jogador na NBA, mas a franquia está disposta a ouvir propostas de trocas. Os interessados têm até o dia 05 de fevereiro, quando encerra o período de transferências, para convencer. O vínculo do armador é válido até 2027/28 e prevê a possibilidade de extensão por mais três e US$ 178 milhões.