Enquanto aproveita a liderança no Campeonato Espanhol e a falta de partidas durante quase duas semanas, o Barcelona recebe uma grande notícia. O zagueiro Ronald Araujo, de 26 anos, retornou aos treinamentos. O uruguaio participou de uma atividade com o goleiro Marc-Andre Ter Stegen e o meio-campista Fermín López.

Araujo se afastou do Barcelona no final de novembro e alegou que cuidaria da saúde mental. O zagueiro foi o personagem principal em diversas falhas nos últimos meses. A gota d’água foi uma expulsão contra o Chelsea, na Inglaterra, pela Fase de Liga da Liga dos Campeões ainda no primeiro tempo.

O Barcelona perdeu a partida por 3 a 0 e Ronald Araujo por tempo indeterminado. Apesar do zagueiro aparecer no estádio Johan Cruyff, onde o clube realizou um treino aberto ao público, ainda não previsão de volta. O uruguaio fará uma avaliação das próprias condições nos próximos dias.

A participação em campo, porém, tende a fazer bem a Ronald Araujo. O zagueiro que está no Barcelona desde 2018 – primeiramente na Equipe B – recebeu muito apoio dos torcedores. O jogador, apesar de longe da delegação na Espanha, treinou com um preparador físico no Uruguai depois de uma parada espiritual em Jerusalém.

Sem a disponibilidade de Ronald Araujo, o treinador Hansi Flick apostou em uma defesa bastante jovem no Barcelona. O garoto Pau Cubarsí, de 18 anos, e Gerard Martín, de 23, assumiram a titularidade no clube, que tem Eric García (agora volante) e Andreas Christensen como opções.