O Campeonato Estadual sempre é um grande celeiro para reencontrar antigas estrelas e sensações do futebol brasileiro. Às vezes, a idade começa a avançar e os jogadores não apresentam as mesmas condições de outrora. Mesmo assim, seguem em campo com clubes de menor expressão.
O mais novo caso é o de Ralf. Aos 41 anos, o volante que é ídolo do Corinthians acertou com o Guarani, do interior de São Paulo. O jogador tem contrato até o término do Estadual somente, porém, existe a possibilidade de uma renovação para a disputa da Série C do Campeonato Brasileiro.
Ralf passou a última temporada no Vila Nova, onde atua desde 2022. O volante recebeu uma singela homenagem no último compromisso do time na Série B do Campeonato Brasileiro. Ao todo, o volante de 41 anos disputou 159 partidas e deu três assistências. Em 2025, foram 27 aparições.
O jogador fez história, especialmente, com a camisa do Corinthians durante a trajetória no futebol. Ralf esteve no time de Parque São Jorge por oito anos, com direito a uma “pausa” de dois anos – Beijing Guoan, da China. Em São Paulo, venceu a Copa Libertadores, o Mundial de Clubes e recebeu convocações para a Seleção Brasileira.
No Guarani, parece que ruma para os passos finais da carreira. Ralf tende a ficar à disposição na estreia pelo Campeonato Paulista no dia dez de janeiro, no Brinco de Ouro da Princesa, contra o Primavera, de Indaiatuba.