Quem diria… Há quatro dias de 2026, o Flamengo ainda não sabe se continuará com Filipe Luís como treinador. O jovem de 40 anos assumiu o clube na reta final da última temporada e, desde então, fez um excelente trabalho. Em 2025, por exemplo, conquistou o Brasileirão e a Copa Libertadores, além do Campeonato Carioca.

O contrato de Filipe Luís se encerra no dia 31 de dezembro junto com o Flamengo e, por enquanto, não houve uma renovação. As partes já estiveram próximas de assinar um novo vínculo antes mesmo dos títulos, porém, o diretor José Boto adiou as definições, que demoram a ocorrer.

O entrave do momento é em relação aos salários dos companheiros de comissão técnica. Filipe Luís aceitou reduzir a própria remuneração, mas entende que o Flamengo precisa pagar o auxiliar Ivan Palanco e do preparador físico Diogo Linhares separadamente. O clube carioca, até o momento, discorda.

Assim, já existem pessoas dentro do Flamengo que pedem para desistir da permanência de Filipe Luís. Os responsáveis pela negociação, contudo, têm a renovação como prioridade e, por isso, não se importam de esticar a corda mais um pouco. Mesmo assim, a diretoria já trabalha com possíveis substitutos.

Quem o Flamengo quer para substituir Filipe Luís?

De acordo com apuração do ge, o Flamengo avalia a possibilidade de ter Artur Jorge (ex-Botafogo), Leonardo Jardim (ex-Cruzeiro) ou Thiago Motta (ex-Juventus). Os dois últimos estão livres no mercado, enquanto o primeiro está no Al-Rayyan, do Catar, com vínculo até junho de 2027 e multa rescisória de R$ 33,2 milhões.

Apesar da disponibilidade, Leonardo Jardim e Thiago Motta tem outras questões que prejudicariam um eventual acerto. O ex-treinador do Cruzeiro pediu para sair ao término da temporada e não pretende viver a loucura do futebol brasileiro tão cedo. O ítalo-brasileiro, na época de Juventus, teve desentendimentos com o zagueiro Danilo, figura-central no Flamengo de hoje.