O Palmeiras contratou dois laterais-direitos no último um ano e meio. Por conta da queda de desempenho natural de Marcos Rocha e Mayke, o clube optou por renovar o setor no mercado. No entanto, parece que se esqueceu, ou não confiou, nas categorias de base, onde Gilberto está para “expirar” o prazo.
O lateral-direito de 20 anos completará 21 em março e, assim, ficará indisponível para o elenco do Sub-20. Contudo, Gilberto também terá dificuldades de integrar o elenco profissional do Palmeiras em meio à disputa de Giay e Khellven. A melhor alternativa, então, talvez seja uma transferência.
Um interessado já surgiu: o Athletico. De acordo com as informações, o time que foi vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro sondou a situação de Gilberto. O jovem tem vínculo junto ao Palmeiras até dezembro de 2027 e não será vendido, a princípio, tão cedo.
Logo, o Palmeiras avalia um empréstimo. Gilberto esteve no banco de reservas em quatro partidas sob o comando de Abel Ferreira em 2025, mas não entrou em campo. Nas categorias de base, porém, foi um dos capitães do elenco de Lucas Andrade – inclusive, na eliminação para o Santos na Semifinal do Brasileiro.
A responsabilidade também reflete o desempenho nas quatro linhas. Gilberto participou de 36 jogos e contribuiu com três gols, além de 13 assistências (oito na Copa São Paulo de Futebol Júnior). O jovem, que está na Academia desde o Sub-13, ainda tem a possibilidade de garantir uma permanência no Palmeiras durante a próxima edição da Copinha.