O Flamengo tem uma missão para a última semana de 2025. Renovar ou, pelo menos, encaminhar, a renovação com Filipe Luís. O clube esteve nas manchetes com interesses em Taty Castellanos, da Lazio, e Jair, do Nottingham Forest. No entanto, não haverá conversas, enquanto não se definir a situação do treinador.
Filipe Luís estava praticamente com a caneta na mão antes da conquista da Copa Libertadores e, na sequência, do Brasileirão. Contudo, o Flamengo, por meio do presidente Luiz Eduardo Baptista, o BAP, paralisou e adiou as tratativas. Desde então, não houve avanço.
O treinador, porém, se valorizou. Conquistou os títulos diante do Palmeiras, no Peru e em solo nacional; e teve a campanha no Mundial de Clubes, com derrota nos pênaltis para o Paris Saint-Germain, da França, na decisão. A expectativa de Filipe Luís, portanto, é de uma valorização nos termos do vínculo.
Por enquanto, tanto o Flamengo quanto o comandante demonstram interesse na continuidade e não apresentam rusgas. Resta saber se, com as reuniões que a diretoria marcou para esta semana, os ânimos continuam iguais. Um ponto positivo para o clube carioca é em relação à “carteira de trabalho”.
A diretoria descarta uma saída para outro time do Brasil e, logo, só teria a concorrência da Europa. Filipe Luís, porém, ainda não tem a Licença PRO da UEFA e, com isso, não poderia trabalhar no continente como responsável de uma comissão técnica.