O Botafogo anunciou, na noite de ontem (22), a contratação do treinador Martín Anselmi. Aos 40 anos, o argentino retorna ao Brasil depois de cinco anos, quando trabalhou de auxiliar técnico no Internacional (Miguel Ángel Ramírez). O contrato é válido por duas temporadas.
Anselmi está livre no mercado desde o Super Mundial de Clubes. O argentino ficou à frente do Porto durante o torneio e a temporada europeia, no entanto, perdeu o cargo com a queda na Fase de Grupos. O Palmeiras, o Inter Miami e o Al-Ahly, do Egito, estavam junto. Os dois primeiros avançaram.
O jornalista do UOL, Cesar Luis Merlo, adiantou na segunda-feira que o Botafogo tinha otimismo com a negociação junto a Anselmi. O argentino, no entanto, já deixou um clube brasileiro na mão em 2025. Mudou de ideia sobre uma transferência ao Atlético Mineiro por conta da pressão que poderia sofrer da torcida.
Desta vez, parece que Anselmi, enfim, assumirá o comando de uma comissão técnica no Brasil. O jovem de 40 anos será acompanhado dos auxiliares Luis Piedrahita e Pablo de Muner, do preparador físico Diego Bottaioli e do preparador de goleiros Darío Herrera.
A apresentação está prevista para o dia 04 de janeiro. Anteriormente, para além do Porto, Martín Anselmi treinou o Cruz Azul, do México; o Independiente del Valle, do Equador (campeão da Copa Sul-Americana); e o Unión Calera, do Chile. Ainda foi auxiliar no Del Valle e em outros times de menor relevância na Argentina.