A busca do Botafogo por atacante estrangeiro segue a todo vapor antes da virada do ano. Depois de tentar Johan Carbonero e se aproximar de Lucas Villalba, o clube trabalha para ter o venezuelano Gleiker Mendoza. O jogador de 24 anos está no Kryvbas, da Ucrânia.

O time ucraniano, aliás, adquiriu o atacante em definitivo nos últimos dias. Mendoza atuou por empréstimo durante a temporada e tinha vínculo junto ao Angostura, da Venezuela, até dezembro de 2028. A transferência girou em torno dos R$ 3,2 milhões.

Mendoza disputou 15 partidas com a camisa do Kryvbas e anotou cinco gols, além de contribuir com sete assistências. Além disso, representou a Seleção Venezuelana em três oportunidades com 237 minutos. Não marcou gols ou deu assistências.

O interesse do Botafogo e do treinador Davide Ancelotti se dá pela capacidade de Mendoza fechar uma lacuna no elenco: ponta esquerda. O clube sofreu durante a temporada com a lesão de Matheus Martins e teve de improvisar o lateral-esquerdo Cuiabano.

De acordo com as informações do ge, o Botafogo já enviou uma proposta pela contratação em definitivo de Gleiker Mendoza. Resta aguardar as conversas junto ao Kryvbas. Apesar do bom desempenho na Ucrânia, o time não descarta uma venda.

Fora o Kryvbas e o Angostura, o jovem venezuelano já vestiu as cores do Deportivo Táchira – também por empréstimo. Em caso de mudança, Gleiker Mendoza tem chance de se reunir com o compatriota Yeferson Savarino. O camisa 10 do Botafogo, contudo, interessa ao São Paulo.