O Flamengo foi campeão do Brasileirão, mas não é o único com motivo para comemorar. O árbitro da Federação Catarinense de Futebol (FCF), Ramon Abatti Abel, e o da Federação Paulista de Futebol (FPF), Ilbert Estevam, também. Não por conta do título do clube carioca.

Um dia depois do Flamengo confirmar a primeira colocação com uma rodada de antecedência, o Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) deu um parecer. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevem, que estavam com gancho de 40 dias, receberam efeito suspensivo.

Os dois árbitros foram julgados e condenados por conta dos erros no clássico entre Palmeiras e São Paulo, no Morumbis. Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam infringiram o artigo 259 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). A regra diz respeito a “deixar de cumprir as regras da modalidade”.

Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam já cumpriram 15 dos 40 dias. Agora, ficam à disposição da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a última rodada do Brasileirão. O STJD, por enquanto, não revelou a data do próximo julgamento.

A defesa dos árbitros, que é de responsabilidade da Associação Brasileira de Árbitros de Futebol (Abrafut), alega que não é de competência do STJD julgar as falhas. Quem tem de agir contra Ramon Abati Abel e Ilbert Estevam é a Comissão de Arbitragem da própria CBF. Os dois ainda não apitaram outra partida desde o clássico em outubro.