Quem acompanhou o futebol internacional, especialmente espanhol, nos últimos anos, acostumou-se com Ronald Araujo como referência. O zagueiro do Barcelona demonstrava ótima velocidade, capacidade defensiva e força no jogo aéreo. Não à toa, travou duelos interessantes contra o brasileiro Vini Jr.
No entanto, da última temporada para a atual, o status de Ronald Araujo mudou bastante. O defensor deixou de ser unanimidade no Barcelona e, em alguns momentos, ficou no banco de reservas. Entre os destaques negativos estão algumas expulsões e falhas em momentos chave.
Mais um ocorreu na quinta rodada da Fase de Liga da Liga dos Campeões. Araujo entrou como titular no Stamford Bridge para enfrentar o Chelsea. A atuação acabou com 44 minutos, quando o uruguaio recebeu o segundo cartão amarelo e, então, o vermelho. A ausência prejudicou o Barcelona, que perdeu por 3 a 0.
Desde esse dia, Araujo não treina com o restante do elenco do Barcelona. Não por decisão do treinador Hansi Flick ou da diretoria. Pelo contrário, o zagueiro uruguaio solicitou um tempo para que pudesse cuidar de questões pessoais. Os membros do clube aceitaram e ficaram à disposição. A informação é do jornal Sport.
Araujo não tem uma previsão para retornar ao campo. Enquanto estiver fora, Hansi Flick tem Gerard Martin, Andreas Christensen e Eric García. Amanhã será o dia de descobrir quem é o de mais confiança. O Barcelona recebe o Atlético de Madrid por volta das 17 horas.