Quem acompanha a Fórmula 1 só descobrirá o grande campeão da temporada no último Grande Prêmio de 2025, em Abu Dhabi. Neste domingo (30), o holandês da Red Bull, Max Verstappen, venceu a corrida no Catar e continua na briga pelo pentacampeonato. Oscar Piastri, da McLaren, e Carlos Sainz, da Williams, fecharam o pódio.

O líder do ranking de pilotos e que poderia garantir o título no Catar, Lando Norris, encerrou em quarto. Por pouco, porém, não terminou em quinto. O britânico da McLaren superou o italiano da Mercedes, Kimi Antonelli, nas últimas voltas. Os dois pontos são importantíssimos de olho em Abu Dhabi.

Lando Norris chega para a próxima semana com 408 pontos; Verstappen, com 396; e o australiano Oscar Piastri com 392. O terceiro colocado, aliás, largou na pole, mas foi vítima de um erro de estratégia da McLaren. Se a equipe não tivesse cometido o equívoco, a tendência era de que mantivesse o topo do pódio.

Verstappen, que largou em terceiro, superou Norris logo na primeira reta e aproveitou a ida antecipada ao box. Após uma colisão entre Nico Hulkenberg (Sauber) e Pierre Gasly (Alpine), o holandês puxou a fila de pilotos para trocar de pneus. Os únicos a não parar foram justamente Norris e Piastri. Assim, o piloto da Red Bull ficou com uma larga vantagem até o término da prova.

Confira a classificação final:

  1. Max Verstappen – Red Bull
  2. Oscar Piastri – McLaren
  3. Carlos Sainz – Williams
  4. Lando Norris – McLaren
  5. Kimi Antonelli – Mercedes
  6. George Russell – Mercedes
  7. Fernando Alonso – Aston Martin
  8. Charles Leclerc – Ferrari
  9. Liam Lawson – RB
  10. Yuki Tsunoda – Red Bull
  11. Alexander Albon – Williams
  12. Lewis Hamilton – Ferrari
  13. Gabriel Bortoleto – Sauber
  14. Franco Colapinto – Alpine
  15. Esteban Ocon – Haas
  16. Pierre Gasly – Alpine
  17. Lance Stroll – Aston Martin
  18. Isack Hadjar – RB
  19. Oliver Bearman – Haas
  20. Nico Hulkenberg – Sauber