Às vésperas da Final da Copa Libertadores, entre Palmeiras e Flamengo em Lima, no Peru, a Conmebol fez o anúncio sobre a Copa Sul-Americana. A entidade publicou um comunicado oficial em que define as sedes das próximas duas decisões do torneio que encerrou no último final de semana com o título do Lanús, da Argentina.
Em 2026, os últimos clubes restantes na Copa Sul-Americana se enfrentarão em Barranquilla, na Colômbia. Será a primeira Final do torneio, desde a instauração do jogo único para decidir quem levanta a taça. Em 2027, o duelo será em Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.
Antes mesmo, porém, da Conmebol realizar a divulgação, o prefeito da cidade de Barranquilla tomou à frente. Alejandro Char se encontrou com o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez em Lima e, após as confirmações, divulgou um vídeo nas redes sociais.
“É de imensa alegria levar esta final a nossa cidade. Obrigado, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, Ramón Jesurún, presidente da Federação Colombiana de Futebol, e a todo o comitê da Conmebol, obrigado pelo apoio e confiança. Barranquilla os espera”, Char colocou na legenda.
No vídeo, o prefeito de Barranquilla aparece como coadjuvante ao escutar as palavras de Domínguez: “O Conselho deliberou e de forma unânime decidimos dar um voto de confiança para que a cidade de Barranquilla seja a sede da final única da Copa Sul-Americana 2026.” A entidade ainda não detalhou as datas.