A 35ª rodada do Brasileirão foi um verdadeiro presente de Natal antecipado para o Vitória. Com a combinação de resultados, o Rubro-Negro Baiano agora é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. Restam três jogos para o campeonato terminar, e a equipe de Jair Ventura depende dela própria para se manter na elite do futebol brasileiro.

O Leão da Barra chegou a ter um jogo a mais que o Santos, dependendo de outros adversários para não cair. No entanto, todos os concorrentes agora têm 35 partidas disputadas, e o time baiano tem tudo para evitar o rebaixamento. Nas próximas rodadas, o Vitória encara Mirassol, Bragantino e São Paulo. A boa notícia é que somente o duelo contra o Massa Bruta será fora de casa.

Conforme as estatísticas, o time de Ventura passou 19 rodadas consecutivas no Z-4, desde a 16ª. Somente depois de derrotar o Sport e ver o Santos empatar com o Inter que o Rubro-Negro saiu dessa situação. No total, foram 26 rodadas na zona da degola, sendo que a melhor posição foi o 14° lugar, na oitava rodada. Atualmente com 39 pontos, o Rubro-Negro tem um a mais que o Peixe.

Com Jair Ventura no comando, já foram cinco vitórias, quatro derrotas e dois empates em onze jogos, somando 51% de aproveitamento. Basicamente, eram esses números que o Leão precisava para melhorar sua situação na tabela e evitar o rebaixamento. Agora, basta seguir essa tendência.

Antes disso, o Vitória passou pelas mãos de Thiago Carpini, Fábio Carille e Rodrigo Chagas. Em 24 jogos, a equipe somava apenas quatro vitórias, além de dez derrotas e dez empates: 30,5% de aproveitamento. Visando se afastar ainda mais da Série B, os baianos voltam a campo no próximo sábado (29), quando recebem o Mirassol, às 16h (de Brasília), no Barradão.