O Flamengo tomou uma decisão incomum nesta terça-feira (18). Apesar de não fazer anúncio oficial ou se manifestar sobre, o clube não estará na Copa São Paulo de Futebol Júnior em 2026. O torneio inicia no dia 02 de janeiro e a intenção é utilizar os jovens das categorias de base no Campeonato Carioca, a partir do dia 11.

A diretoria já “deixou” a Copinha de lado nas últimas temporadas em meio a possibilidade de colocar o elenco Sub-20 no Estadual. No entanto, em 2026, o Flamengo não terá mais o Sub-20 B e, por isso, os jogadores não poderão se dividir entre Campeonato Carioca e Copa São Paulo.

Por enquanto, o Flamengo não divulgou o planejamento do início do próximo ano. A tendência é de que a delegação viaje novamente para os Estados Unidos da América, terceira vez consecutiva. Existe um rumor de que a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro tenta levar um duelo do Carioca ao país.

Contudo, as conversas estão no campo da ideia somente. O Flamengo é tetracampeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, na última edição, caiu na segunda fase para o Bahia. Os títulos vieram nos anos de 1990, 2011, 2016 e 2018.

Resta saber se haverá outros clubes com o mesmo pensamento do Flamengo. Nenhum tem o elenco recheado e a possibilidade de disputar um estadual que permita a entrada dos jovens das categorias de base sem grandes riscos. No máximo, é possível prever a estreia de algumas promessas.