A terça-feira (18) trouxe novidade para os bastidores do Grêmio. O clube que não entrou em campo durante a Data FIFA recebeu uma notificação da principal entidade que rege o esporte no mundo: transfer ban. A punição passa a valer a partir de hoje e se estende pelas próximas três janelas de transferências.
No entanto, o Grêmio ainda tem a possibilidade de anular o processo, caso acerte a dívida. Ainda não há informações em relação a qual negociação e acordo o transfer ban se refere. Mais recentemente, o River Plate, do Uruguai, fez uma cobrança à FIFA, por conta das pendências com o atacante Matías Arezo.
O problema é que o Grêmio está com problemas no caixa. A patrocinadora máster e que estampa o uniforme, a casa de apostas Alfabet, atrasou o pagamento dos últimos meses. Além disso, o clube sofreu com o bloqueio do repasse por parte do Flamengo referente aos direitos de transmissão da Libra.
O Grêmio não se manifestou sobre o transfer ban até o momento. A dívida com o River Plate, do Uruguai, se dá por um empréstimo de Arezo. O clube brasileiro negociou o centroavante junto ao Peñarol, do Uruguai, por cerca de R$ 300 mil.
O River Plate, porém, tem 50% dos direitos econômicos de Arezo. Assim, teria de receber metade do valor. Quando fez a solicitação ao Grêmio, o retorno foi de que não tinha como desembolsar os R$ 150 mil em meio à “crise” no faturamento dos últimos meses.