O Palmeiras perdeu a liderança no último sábado (15) com a derrota para o Santos por 1 a 0 na Vila Belmiro. O clube entrou em campo depois do Flamengo golear o Sport por 5 a 1 na Ilha do Retiro e sofreu com a falta de opções. Abel Ferreira, inclusive, falou sobre na entrevista coletiva.

O treinador português teve oito desfalques para o clássico. Vitor Roque, Facundo Torres, Ramón Sosa, Allan, Andreas Pereira, Emi Martínez, Piquerez, Gustavo Gómez não estiveram à disposição. Seja por convocação pelas respectivas seleções ou por suspensão.

O tropeço + o triunfo do Flamengo deixam o Palmeiras com dois pontos de desvantagem em cinco rodadas restantes. Nesta reta final, havia uma possibilidade de Abel Ferreira perder um dos principais jogadores do ano. Vitor Roque seria julgado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) na quarta-feira.

No entanto, o Palmeiras trabalhou nos bastidores para evitar uma possível suspensão, que seria de cinco a dez partidas, e fechou um acordo. Agora, Vitor Roque ficará livre para atuar sob o comando de Abel Ferreira na reta final do Brasileirão.

O atacante fez uma postagem homofóbica nas redes sociais depois do Palmeiras virar para cima do São Paulo por 3 a 2 no Morumbis. A imagem tinha um tigre mordendo um veado. A punição que o clube conseguiu para Vitor Roque é de R$ 80 mil e uma publicação no feed do Instagram contra a homofobia.