No dia 29 de outubro, o Flamengo empatou em 0 a 0 com o Racing, na Argentina, e garantiu a classificação para a final da Copa Libertadores. No entanto, o cenário, por pouco, não foi diferente por conta de uma expulsão. O atacante Gonzalo Plata recebeu o cartão vermelho após dar um tapa na região da virilha de um jogador do adversário.

A atitude do árbitro chileno Piero Maza levantou debate na imprensa e questionamento por parte da diretoria do Flamengo. A Conmebol, porém, parece concordar com o cartão vermelho. Não à toa, nesta sexta-feira (14), a entidade reforçou a punição de Gonzalo Plata.

Além de perder a grande decisão da Copa Libertadores no dia 29 de novembro contra o Palmeiras, o equatoriano ficará de fora de mais uma partida. Além disso, Plata terá de pagar R$ 21 mil. O valor, contudo, será descontado da premiação do Flamengo depois da final.

É bom lembrar que o gancho só vale para duelos de competições organizadas pela Conmebol. Então, no Brasileirão, Plata está à disposição do treinador Filipe Luís. Quem determinou a “nova” punição ao atacante do Flamengo foi o presidente da comissão disciplinar, Eduardo Gross Brown.

Enquanto Plata sofre e faz o Flamengo sofrer em alguns momentos, Pedro trabalha para voltar o mais breve possível. O atacante que teve uma fratura no pulso direito já participa dos treinamentos junto dos companheiros, mas, sem contato físico. Ainda não há certeza se o camisa 9 disputa o jogo do dia 29 em Lima, no Peru.