Após encerrar 2025 de vez, João Fonseca terá seu primeiro torneio oficial da temporada que vem no ATP 250 de Adelaide. O evento deve ocorrer entre os dias 6 a 11 de janeiro. O anúncio oficial coloca o brasileiro de 19 anos como uma das atrações do evento australiano, que também contará com o britânico Jack Draper, atual número 10 do mundo.

Em suma, essa será a segunda competição confirmada na agenda do tenista para a próxima temporada, que inclui ainda o Rio Open em fevereiro. A definição sobre sua participação na primeira semana do ano – quando defenderá 125 pontos do Challenger de Camberra – ainda está em análise. Dessa forma, há uma possibilidade do jovem atuar em Hong Kong ou Brisbane.

O atual 24º lugar no ranking garante a Fonseca um lugar de destaque na história do tênis brasileiro. A posição o iguala a Thomaz Koch (1974) e o coloca como o terceiro melhor colocado entre os tenistas homens do país, atrás apenas de Gustavo Kuerten (1º) e Thomaz Bellucci (21º). Seu desempenho em 2025 superou amplamente as expectativas iniciais, que projetavam término entre os 40 primeiros.

Antes da temporada regular, Fonseca ainda enfrentará Carlos Alcaraz em partida de exibição em Miami no dia 8 de dezembro. O compromisso serve como preparação ideal para o Australian Open, primeiro Grand Slam do ano que inicia em 12 de janeiro. A sequência de tantos torneios de peso coloca o brasileiro ainda mais em evidência, disputando o topo do ranking com lendas da bola amarela.